Alta Floresta teve o segundo melhor saldo na geração de empregos, em outubro, entre as cidades com mais de 30 mil habitantes segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Foram 206 postos de trabalho formais criados no mês, resultado de 651 admissões para 445 demissões.
A indústria de transformação foi o setor que mais contribuiu para o resultado positivo, com saldo de 73 contratados a mais. Entre os destaques estão ainda o comércio (+ 69), prestação de serviços (+ 51) e agropecuária (+ 19). Os números são contabilizados com base nas carteiras assinadas (contratação formal).
Por outro lado, o extrativismo mineral e a construção civil demitiram mais, com três profissionais desligados das funções que desempenhavam em cada setor.
Conforme Só Notícias informou, o líder do “ranking” no mês é Sorriso (+ 281 postos). Em terceiro está Rondonópolis (+ 205) e, em quarto, Sinop (+ 194).
No ano, as diversas empresas e indústrias instaladas no município proporcionaram a geração de 1,1 mil empregos, obtidos a partir de 6,2 mil admissões e 5 mil desligamentos.
Em Mato Grosso, somente em outubro foram criados 1.068 empregos celetistas. No ano, considerando a série ajustada (que incorpora as informações declaradas fora do prazo), foram criados 53.073 postos.