Começa a ser construída este mês a usina de biodiesel da Biovale, projeto desenvolvido pela Companhia de Produtores e Recuperadores da Bacia Amazônia S/A – Coperba, com capacidade de produzir 30 mil litros/dia. Estará localizada no setor industrial de Alta Floresta, às margens MT-208, em uma área de 4 alqueires. A terraplanagem está pronta e, o projeto da usina, aprovado. As obras devem ser concluídas em setembro e a previsão é iniciar a produção em outubro, gerando 25 empregos diretos.
A Coperba Tem 42 acionistas de São Paulo, Paraná, e da região Norte de Mato Grosso. Nasce com capital próprio de R$ 1,5 milhão e o volume de investimentos chega a R$5 milhões. A confirmação é do presidente da empresa, Edgar Lamel, que foi secretário de Indústria e Comércio de Alta Floresta, ano passado.
“Nosso projeto prevê parcerias comerciais com 10 mil famílias da agricultura familiar que fornecerão girassol, algodão, pinhão manso, mamona, buritis e amendoin, além de soja e sebo para que possamos produzir biodiesel”, explicou Lamel, ao Só Notícias. “Inicialmente, produziremos a partir de sebo e, muito provável, com óleo vegetal”, emendou. Os pequenos produtores que fornecerão matéria prima são de Alta Floresta, Carlinda, Paranaíta, Apiacás, Nova Monte Verde e Bandeirantes. O trabalho de cadastramento já está sendo feito.
De acordo com Lamel, outra meta, a curto prazo, é firmar parceria com a Unemat para pesquisar outras alternativas de matéria prima na região para produzir biodiesel.
Esta será a terceira grande usina de biodiesel, de grande porte, no Nortão, que deve entrar em funcionamento este ano. Conforme Só Notícias já informou, a primeira foi da Fiagril, de Lucas do Rio Verde, que venderá sua produção para a Petrobrás. Há poucos dias, a ANP-Agência Nacional do Petróleo- autorizou o funcionamento da fábrica em Feliz Natal (130 km de Sinop), administrada por uma cooperativa.
Leia mais:
Indústria do Nortão é autorizada a fabricar biodiesel
Usina em Lucas R.Verde deve começar hoje produção de biodiesel