PUBLICIDADE

Alta Floresta: projeto define área para implantar a ZPE

PUBLICIDADE

Com o projeto aprovado pela câmara, criando a comissão para avaliar o cadastramento de propriedades para definir a área para implantação da zona de processamento de exportações – ZPE, a Secretaria de Indústria e Comércio trabalha na elaboração do projeto, que deverá ficar pronto em 20 dias, e neste mês ainda, ser encaminhado novamente a câmara, para votação.

A secretária Célia Maria de Castro disse, ao Só Notícias, que três empresários já ofereceram terrenos. “Cada um tem a sua opção de venda, vamos avaliar também aspectos de localização e tamanho, respeitando o plano diretor e a viabilidade econômica, já que os recursos para aquisição precisam ser do Executivo e devem constar no orçamento do ano que vem”, explicou.

Conforme Célia, a ZPE deverá incrementar a economia local, além de atrair novos investimentos para o município. Uma das vantagens é que os empresários têm isenção de impostos na importação de equipamentos. “Temos uma pecuária consolidada, só que para o processo de exportações a carne deverá ser embalada e seguir para fora. Temos também a oferecer pedra (granito), fruticultura e flores”, emendou.

A logística é outro fator que pode ajudar os negócios. O aeroporto de Alta Floresta está avaliado na categoria 5 e tem condições para transporte de cargas, podendo alcançar mercados internacionais que trabalham com este modal. Outro meio é a BR-163, até o Porto de Santarém, e no futuro, a Hidrovia Teles Pires Tapajós, mecanismo importantes para o transporte das mercadorias da região.

Conforme Só Notícias já informou, o presidente da ABRAZPE (Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação), já foi a Alta Floresta explicar os benefícios alcançados em países que já implantaram este modelo econômico. Aproximadamente 150 pessoas participaram da palestra que informou sobre a ação que deve ser conjunta, em um processo longo, que precisa envolver os poderes Legislativo, Executivo e empresariado para trabalhar de forma unitária.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Potencialidades de Mato Grosso são apresentadas em Fórum na China

Mato Grosso foi destaque na 2ª reunião de Cooperação...

Empresas de Lucas do Rio Verde ofertam vagas para assistentes, supervisores, pedreiros e mais setores

Empresas no município estão contratando 69 colaboradores, com auxílio...

Seis frigoríficos de Mato Grosso são habilitados a exportar carne bovina para a Indonésia

A Indonésia oficializou a habilitação de 17 frigoríficos do...
PUBLICIDADE