A qualidade de vida dos trabalhadores influencia a produtividade e a competitividade de uma empresa. Colaboradores que desenvolvem hábitos saudáveis e reconhecem a importância de se cuidar, adotam um estilo de vida que contribui para a redução de acidentes e de índices de absenteísmo. Para facilitar o acesso a informações e atividades que estimulem esse conceito entre os trabalhadores, o Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) desenvolve o Diagnóstico de Saúde e Estilo de Vida (DSEV) em todo o segmento industrial.
Na região de Alta Floresta, sete indústrias do setor madeireiro e moveleiro receberam a ação no mês de fevereiro. Gratuitamente, cerca de 200 trabalhadores passaram por aferição de pressão, peso, altura, índice de massa corporal, inspeção odontológica e aplicação de um questionário socioeconômico. O resultado das entrevistas, realizadas por um profissional de saúde, monitoraram o risco de desenvolvimento de doenças crônicas, como estresse, e poderão ajudar na ampliação de programas internos voltados para a promoção da saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores.
De acordo com a gerente da unidade Sesi em Sinop, Mayara Rodrigues, este monitoramento da saúde do trabalhador da indústria é um banco de dados que identifica grupos de risco, esclarece os principais pontos de cuidado e pode salvar vidas. “Esse modelo diferenciado de atenção a saúde facilita uma gestão socialmente responsável da indústria. O Sesi-MT, com o apoio dos sindicatos do setor, tem a meta de atender na região Norte cerca de 3 mil trabalhadores ainda este ano e continuar propagando a importância de atitudes preventivas como essa”, reforça a gerente.
Somente em 2011, o Sesi-MT atendeu por meio do Diagnóstico de Saúde e Estilo de Vida (DSEV) 56 indústrias e 5.675 trabalhadores no Estado. Em Alta Floresta, o programa foi aplicado na Madetorres, ABN Madeiras, Ferronato Madeiras, Madetrevo, Madeireira Ragiotto, Madeireira Santa Inês e Imabel Madeiras. Apoiaram as atividades o Sindicato das Indústrias de Móveis do Norte de MT (Simonorte) e o Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de MT (Simenorte).