Começa amanhã e vai até sexta-feira o seminário para orientar compradores e vendedores sobre os procedimentos legais e necessários nessa modalidade de compras governamentais. O objetivo é fomentar a participação das micro e pequenas empresas (MPE) e empreendedores individuais (EI) neste segmento. "É uma ação de aproximação entre quem quer comprar e quem quer vender os produtos. Muitas vezes as instituições governamentais compram produtos e serviços de grandes distribuidores em outras cidades e até mesmo de outros estados ao invés de comprar das micro e pequenas empresas locais", explicou Edgar Soares de Melo, líder da Agência do Sebrae em Alta Floresta.
As ações são promovidas através do projeto Fomenta Mato Grosso 2012 em parceria com várias instituições. É destinado a empreendedores, produtores rurais, prefeitos, secretários municipais, lideranças, setor de licitação e representantes de instituições públicas.
Para a Câmara de Dirigentes Lojistas de Alta Floresta (CDL), a participação das micro e pequenas empresas e empreendedores individuais no processo de licitação publica é importante para movimentar a economia e os tributos fomentando o comércio local. "Essa ação abre para os empresários a oportunidade de vencer as barreiras burocráticas, se organizarem para fornecer produtos e serviços ao setor governamental. É importante que todos participem das oficinas e seminários", disse Eliseu Pellison, gerente comercial da entidade.