As empresas dos diversos setores econômicos altaflorestenses demitiram mais no penúltimo mês do ano. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que ocorreram 430 demissões para 424 admissões de funcionários em novembro. O saldo negativo de 6 trabalhadores dispensados a mais. Só Notícias apurou que o resultado é oposto ao de outubro, quando houve 39 funcionários contratados a mais.
A construção civil e a indústria de transformação foram as atividades que mais contribuíram para o resultado negativo, já que cada uma fechou o período com 18 trabalhadores dispensandos a mais. O extrativismo mineral (-3) e a prestação de serviços (-2).
Por outro lado, o comércio e a agropecuária foram as atividades que mais geraram empregos. Os estabelecimentos comerciais empregaram 25 funcionários o setor agropecuário 10.
Conforme Só Notícias informou, o saldo do Estado em novembro foi de 5,7 mil demitidos a mais, com destaque para a agropecuária (- 3,9 mil). Em Sorriso, foram 69 profissionais demitidos a mais. Já em Sinop, o resultado foi oposto, e foram gerados 157 postos de trabalhos a mais. O resultado fez com que o município ficasse em primeiro no ranking entre as cidades com 30 mil habitantes.
No ano, Alta Floresta gerou 565 empregos a mais, resultado da diferença obtida entre 5,4 mil admissões e 4,9 mil demissões.