A redução de salários dos secretários municipais que compõem o primeiro escalão altaflorestense, que começou a ser aplicado recentemente, deve resultar em cortes de R$ 200 a R$ 300 mil, na folha salarial. A informação é do secretário de Administração, Rodrigo Arpini. O valor corresponde a 8% do total da folha (cujo total não foi confirmado).
A redução é de 50% para prefeita e vice-prefeito, 20% para os secretários e deve ser aplicada pelo período de 90 dias. Segundo o secretário, também para diminuir os gastos, o Executivo requereu ao governo estadual os servidores que estavam cedidos para trabalhar em órgãos públicos. “Temos muitos servidores cedidos, como por exemplo, no Indea. Oficializamos ao governo o retorno desses servidores e assim que voltarem vão entrar no lugar dos contratados “, afirmou, ao Só Notícias. São aproximadamente 100 servidores que estão cedidos às unidades estaduais.
Entre as medidas tomadas para redução está também o corte das horas extras. Já o horário de atendimento da prefeitura continua inalterado. O objetivo é, segundo Arpini, cumprir a lei de responsabilidade fiscal no prazo de 90 dias. “Caso com essas medidas a gente não atinja os valores, poderemos cortar gratificações do segundo e terceiro escalões”, destacou.
A prefeitura ainda não confirmou o volume na queda de repasses do FPM e ICMs de janeiro a junho.