As indústrias e empresas do município aumentaram em 45,9% o valor de exportação no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Conforme relatório do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), as empresas registradas na cidade do extremo norte mato-grossense já enviaram U$ 12,9 milhões em produtos para outros países ao passo que nos três primeiros meses de 2017 tinham comercializado U$ 8,9 milhões. No outro lado da balança comercial, nenhum dólar foi importado.
A pecuária responde pela maior parte dos produtos vendidos. A carne, com todos seus derivados, responde por quase 61% das exportações municipais. A madeira, de todas as formas produzidas, ainda impacta as exportações ocupando cerca de 34% das vendas. O restante das exportações, cerca de 6%, são computadas com a venda do ouro.
Os produtos originários de Alta Floresta estão presentes em 22 países. Hong Kong, na Ásia, responde por 38% do mercado externo. Egito e Estados Unidos aparecem na sequência com 18% das compras cada um. Neste ano, os empresários conquistaram novos pequenos mercados, como Paraguai, Jamaica, Israel, Jordânia, África do Sul, Gabão, Indonésia, Turquia e Alemanha.