Uma empresa de Alta Floresta está transformando madeira bruta em pisos e decks para exportação com aproveitamento de resíduos. Os alunos do curso técnico em Meio Ambiente da Unidade de Ensino da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), no município, realizaram uma visita técnica ao empreendimento, “Brasil Tropical Pisos”, para conhecer os procedimentos adotados em torno desta solução ecológica.
A visita foi realizada sob a orientação dos professores Edjair Augusto Dal Bem e José Luiz Augusto Teixeira. Eles explicam que a técnica utilizada pela empresa baseia-se na extração cuidadosa apenas das árvores maduras, com isso o volume extraído é reposto ao longo do tempo pelo crescimento das árvores jovens remanescentes e pela regeneração natural da floresta.
Na mesma semana, os alunos do curso técnico em Meio Ambiente estiveram na empresa Pré-Serve Indústria e Comércio de Briquetes Ltda, também em Alta Floresta, para conhecer a fabricação da lenha ecológica.
O briquete é um produto de alto poder calorífico, em formato cilíndrico 93 mm de diâmetro por 40 cm de comprimento, feito da compactação de maravalha e pó de serra, sem a utilização de produtos químicos ou agromerantes. É um excelente substituto da lenha, óleo, carvão e gás, adequado para caldeiras industriais, fornos, estufas, fornalhas, lareiras, dentre outros.
“A lenha ecológica é um produto ecologicamente correto. O objetivo da visita foi o de conhecer a importância de indústrias como esta e o alcance social no aproveitamento da sobra (resíduos) da madeira. Os conhecimentos adquiridos pelos alunos contribuíram para ilustrar melhor a competência manejo florestal trabalhada em sala de aula”, ressaltou o professor José Luiz Augusto Teixeira.