Pouco mais de 2,3 milhões de cabeças de gado, de todas as faixas etárias, devem ser imunizadas contra febre aftosa entre os municípios que compõe o escritório regional do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea) de Alta Floresta até dia 30 de novembro. Apaiacás, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes, Paranaíta e Carlinda fazem parte da regional.
A campanha iniciou nesta semana e após o encerramento da imunização, os pecuaristas devem também fazer a comunicação das aplicações junto ao Indea. Para este procedimento, o prazo expira em 10 de dezembro. A comunicação fora do período pode gerar notificação e multa ao pecuaristas, além da vacinação ocorrer de forma assistida, acompanha por fiscais do Indea.
Mato Grosso tem um rebanho estimado em mais de 28 milhões de animais, que devem ser imunizados. Na regional de Lucas do Rio Verde, conforme Só Notícias informou, a estimativa é vacinar 1,8 milhão de cabeças. Somente em Nova Mutum, atinge 153,5 mil bovinos e bubalinos. Há mais de 15 anos o Estado está livre da doença, por meio de vacinação, que é contagiosa.
A Febre Aftosa pode atingir além de bovinos e bubalinos, também ovinos, caprinos, cervídeos entre outros. É caracterizado pela formação de vesículas e ulceras na mucosa oral e nasal, na teta e entre os cascos. A doença é causada por um vírus que se dissemina rapidamente pelo meio ambiente, através do contato com objetos (ferramentas, botas, veículos, ar e água) e animais infectados.