As empresas proprietárias de carretas e caminhões que transportam cargas pagarão alíquota menor do Imposto sobre Propriedade e Veículos Automotores – IPVA. A alíquota de 1,5% cobrada sobre o valor do bem reduzirá para 1% agora em janeiro, tanto para novos quanto para usados. Para as empresas, representa uma redução nos custos coma frota.
A mudança deve atingir cerca de 750 mil veículos de Mato Grosso. “Esta redução pode representar um crescimento e estímulo nas vendas, pois, pode ficar mais fácil adquirir as motocicletas”, explicou Valdeir de Souza Pereira, vendedor em uma concessionária.
“A documentação corresponde a 10% o valor total de uma moto. Quanto mais ele fica velha, o imposto se mantém no mesmo patamar. Com a diminuição, aumentaria a venda, pois o produto também baratearia.”, destacou o gerente de outra revendedora de motos, Cleber da Silva Garcia.
De acordo com a Secretaria de Fazenda, um dos objetivos da redução é permitir que os proprietários, que antes emplacavam os veículos em outros Estados, com alíquotas mais baratas, por terem um IPVA mais barato, retornem a Mato Grosso, e contribuam para o crescimento na arrecadação.
A redução no IPVA não foi extensiva para automóveis que permanecem tendo uma das alíquotas mais caras do Brasil.