sexta-feira, 4/julho/2025
PUBLICIDADE

Alíquota do ICMS sobre entrada de máquinas agrícolas em MT fica em 2,5%

PUBLICIDADE

Os produtores rurais de Mato Grosso passam a pagar nova alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente nas operações de entrada de máquinas e implementos agrícolas no Estado. A medida valerá a partir de terça-feira (1º de outubro). A nova alíquota foi fixada em 2,5%. A decisão deve ser publicada no Diário Oficial do Estado no final deste mês.

A medida é fruto de uma reunião que ocorreu, na semana passada, entre o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado licenciado Zeca Viana (PDT); o presidente da Famato, Rui Prado; e o secretário de Fazenda, Marcel de Cursi.

O novo percentual não é o acordo ideal, conforme explica Zeca Viana, mas foi o meio-termo encontrado para garantir os direitos dos produtores rurais, ao passo que não origine déficit ao orçamento estadual. Ocorre que os representantes do setor produtivo pleiteavam a manutenção da alíquota em 1,5%, somente em vigor até 30 de setembro próximo graças a uma decisão judicial.

Por outro lado, o governo do Estado ameaçava cobrar 5,6% em cima da transação, isto, sob a alegação de impacto negativo no orçamento. Contudo, esta prática desrespeitava o Convênio do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) de n° 52/91. "A legislação diz que a base de cálculo deve ser 1,5%. Apesar disso, e mesmo não satisfeito, o setor optou por fazer o acordo com o governo do Estado e fechar em 2,5%", disse o parlamentar ruralista.

Apenas para efeito de comparação, um levantamento extraoficial dá conta de que o governo de Mato Grosso arrecada anualmente, com as operações de entrada de máquinas e implementos agrícolas no estado, cerca de R$ 200 milhões. "Isto, é importante destacar, quando a alíquota do ICMS era 1,5%".

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 780 empresas são abertas em Alta Floresta

Alta Floresta ganhou 792 novas empresas, de micro, pequeno,...

No TCU, Ministério dos Transportes debate otimização da concessão da BR-163 de Sinop ao Pará

Oferecer uma infraestrutura de transporte condizente com a atual...
PUBLICIDADE