As diversas empresas e indústrias instaladas em Nova Mutum geraram, de janeiro a abril deste ano, 665 empregos a mais, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que tem como base as contratações formais, ou seja, com carteiras assinadas. No mesmo período de 2011, foram 544 postos. O Ministério do Trabalho não divulgou o balanço apenas de abril diferente de outras cidades quando foram informados dados detalhados.
Conforme o levantamento, a agropecuária foi o setor que mais contribui para a geração de empregos, atingindo saldo de 396 empregados a mais. Também tiveram resultados positivos as seguintes atividades: indústria de transformação (212), comércio (107), construção civil (92) e serviço industrial de utilidade pública (4). Apenas a prestação de serviços teve desempenho negativo, com 146 trabalhadores dispensados das atividades que exerciam.
O resultado do município é inferior ao de Lucas do Rio Verde, onde no mesmo período, foram gerados 780 empregos a mais. Em Mato Grosso, conforme Só Notícias informou, os diversos setores econômicos criaram 24,9 mil postos de trabalho nos quatro meses. Apenas em abril, foram 4,2 mil empregos a mais.