Cerca de 500 famílias de pequenos produtores de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Tapurah, Ipiranga do Norte, Vera, Nova Mutum e Tabaporã devem iniciar imediatamente o plantio de soja, que será fornecida para a maior planta de biodiesel da América Latina, localizada em Rondonópolis de propriedade de uma multinacional do agronegócio. A fábrica tem capacidade de produção de 750 mil litros/dia. Um convênio firmado entre a Empaer (Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural) e a empresa possibilitou essa inovação aos produtores da agricultura familiar.
Carlos Cairo Montemezzo, diretor da Empaer, explica que a empresa acompanhará, in loco, através de seus técnicos, todo o processo de produção da oleaginosa, para isso, os profissionais passarão por treinamentos, que visam garantir a qualidade no atendimento aos produtores. Já a empresa, que fará os contratos com os produtores, fornecerá os insumos necessários para o plantio, em troca do produto.
Os técnicos da Empaer participaram, esta semana, da apresentação do projeto que foi feita no auditório do Sindicato Rural de Sorriso. Agora, os profissionais já começarão a colocar em prática o trabalho de acompanhamento junto ao pequenos produtor.