O uso de agroquímicos em propriedades de Lucas do Rio Verde será regularizado por um plano municipal, que começa ser implantado nesta quinta-feira, durante o ‘fórum de meio ambiente’. Esta é mais uma ação do programa ‘Lucas do Rio Verde Legal’, lançado no final do ano passado e que define a implantação de ações para regularização ambiental do setor agrícola do município, base da economia.
Todos os anos, são cultivados mais de 220 mil hectares de soja e também milho e algodão. No plano de utilização de agroquímicos nessas lavouras, constarão regras para manejo, armazenagem, manipulação, equipamentos de segurança na aplicação, todos os procedimentos desde a compra até o recolhimento das embalagens, evitando a poluição do meio e das pessoas.
Segundo a secretária de Agricultura, Luciane Copetti, a partir de agora serão executadas três etapas do programa. “A primeira é na área sanitária, com a implantação do plano. A segunda é a ambiental com regularização de áreas de preservação permanente e reservas, e, na terceira, a parte trabalhista, juntamente com os sindicatos”, explicou.
Lucas do Rio Verde possui cerca de 500 propriedades. Todas estão inseridas no programa. O fórum de discussão será na Univerde e devem participar 300 pessoas. Os temas debatidos são “os principais impactos ambientais causados pelo uso de defensivos e suas alternativas de mitigação”, “eficiência na aplicação e manejo de produtos agroquímicos” e “manejo de produtos e embalagem de agroquímicos”.
(Atualizada às 07h57)