A informação que está sendo divulgada pela Associação dos Transportadores Turístico e Alternativo Intermunicipal de Passageiros de Mato Grosso (ATTAI) de que o Governo do Estado, por meio da Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Mato Grosso (Ager-MT), pretende extinguir este serviço no Estado, é completamente equivocada. "Não procede e não tem nenhum fundamento a informação sobre o transporte intermunicipal por parte dos microônibus. Na verdade, este serviço é uma conquista do povo mato-grossense e não vai acabar. Com a reestruturação o que pode acontecer é a ampliação da demanda por este tipo de transporte", assegurou a presidente da Ager-MT, Márcia Vandoni.
Existem 42 contratos no transporte alternativo, executado por 22 empresas. Quase todos estão vencidos, apenas dois continuam em vigor, e vencem em 2011 e 2012. "A licitação para o mercado prevista no projeto de reestruturação vai respeitar os prazos, sem dúvida nenhuma", disse Vandoni.
O transporte rodoviário intermunicipal de passageiros de Mato Grosso está em processo de reestruturação, desde 2007, conforme determinação do Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o Ministério Público Governo do Estado e Agência de Regulação. O prazo para dar início à implantação das medidas é 31 de março de 2010. A audiência pública para apresentação do projeto básico do novo sistema de transporte intermunicipal será no próximo dia 5 de fevereiro, na Assembleia Legislativa. Este é o momento em que toda a sociedade irá conhecer a proposta e poderá apresentar sugestões ao projeto.
A mudança mais significativa é que as empresas de transporte intermunicipal convencional e microônibus passam a operar em oito mercados e não por linhas como é há quase 30 anos em Mato Grosso.