PUBLICIDADE

Aeroportos recebem 3,7 milhões de passageiros durante a Copa

PUBLICIDADE

A Copa do Mundo no Brasil completou uma semana nesta quinta-feira (19) e do ponto de vista da logística envolvendo os aeroportos brasileiros não deixou a desejar, derrubando por terra um temor que predominava entre boa parte da população que temia que os aeroportos fossem causar vexame e não conseguir atender a demanda de turistas nacionais e internacionais. De acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência, o índice médio de atraso de voos nos aeroportos brasileiros foi de 8,36%, pontualidade média melhor que o padrão internacional. Destaca que o índice observado nos países da União Europeia no ano de 2013 que foi de 8,4%.

Desde a abertura do evento, em 12 de junho, foram 3,7 milhões de pessoas que passaram pelos 20 aeroportos que atendem 90% do movimento no país até esta quinta-feira (19). Os dados são da Secretaria de Aviação Civil (SAC), que divulgou balanço consolidade. Apesar da demanda bastante concentrada, em especial nas chegadas internacionais na primeira semana de Copa, os aeroportos operaram dentro da normalidade e se mostraram preparados para atender a demanda. Os índices de atrasos e cancelamentos de voos ficaram dentro dos padrões internacionais que consideram satisfatórios índices de até 15% de atrasos de até meia hora.

O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, comemorou o resultado. “Até agora tudo saiu como havíamos programado. Fizemos um planejamento minucioso testado em cada aeroporto, com participação de todos os agentes, e conseguimos atender de forma tranquila e segura os brasileiros e os estrangeiros que nos visitaram nessa primeira semana de evento”, afirmou.

Na última segunda-feira (16), véspera do jogo do Brasil contra o México, o fluxo de passageiros bateu recorde da Copa quando 501,2 mil pessoas passaram pelos aeroportos brasileiros,. A média diária tem sido de 471 mil. O pico de movimentação ocorreu às 10h, com 31.073 pessoas. O Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, é o mais procurado. Às 8h do último dia 13, 7.396 passageiros chegaram e saíram de lá.

Nessa primeira semana, 31.120 aeronaves da aviação comercial e geral pousaram e decolaram dos 20 aeroportos brasileiros, que representa uma média de 3.890 aviões por dia. Segundo dados divulgados diariamente pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a média de cancelamentos na semana foi de 11,6%.

Punições – A Agência Nacional de Aviação Civil aplicou, de 5 a 15 de junho, 36 autos de infração às companhias aéreas sobre falhas na prestação de assistência aos passageiros e sobre aspectos operacionais à aviação geral (por problemas de documentação, por exemplo). A punição pela infração só é definida após o período de defesa dos autuados. A operação da Anac segue até 25 de julho. Quem descumprir as normas pode receber uma multa que varia de R$ 12 mil a R$ 90 mil ou ainda pode chegar à suspensão da habilitação do piloto e perda da permissão de pousos e partidas nos aeroportos do país.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum tem mais de 80 vagas para vendedores, motoristas, cozinheiros e outros setores

Empresas e indústrias do município buscam contratar 85 profissionais,...

Comitiva chinesa discute projeto de rastreabilidade da carne em MT e visita fazenda em Mutum

Uma comitiva da ONG chinesa Global Environmental Institute (GEI)...

Sobe mais de 200% movimentação de cargas aéreas em Alta Floresta

O mais recente levantamento da Agência Nacional de Aviação...
PUBLICIDADE