O Aeroporto Regional de Sorriso será inaugurado, hoje, por autoridades estaduais e locais, às 14h30, com o primeiro pouso da aeronave ATR-72, com capacidade para 70 passageiros, que passa a operar no município. O vice-governador Carlos Favaro participará (Taques estará em Brasília, na audiência com o presidente Temer). A partir de amanhã, os voos sairão de Cuiabá às 22h e pousarão em Sorriso às 23h10. O retorno deve ocorrer no dia seguinte, às 8h, chegando no aeroporto Marechol Rondon, às 9h06.
Em Cuiabá os clientes terão mais 15 opções de conexões para quatro regiões do país, sendo elas Norte, Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Foram apontadas ligações para Campinas e Guarulhos, Sinop, Rondonópolis e Brasília, além de mais opções como Porto Velho, Alta Floresta, Vilhena, Belo Horizonte (Confins), Goiânia e Londrina. Logo que foi anunciado os voos, a passagem com preço promocional de Sorriso a Cuiabá estava custando R$ 99,90. No final de semana, estava a R$ 355,90.
O aeroporto de Sorriso passa a uma das maiores estruturas físicas do Estado, com capacidade para receber aeronaves maiores e de fazer voos noturnos. O município inclusive será o primeiro do Estado, fora de Cuiabá, a receber uma unidade do Ciopaer. Além disso, possui um caminhão AP-2, que é exclusivamente preparado para combater incêndio de aeroportos – uma das exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para liberar as atividades aeroportuárias. Tem o sistema PAPI que auxilia pilotos na quando também há adversidades climáticas.
"Tenho certeza que Sorriso será uma referência e que muitas empresas aéreas irão querer atuar aqui porque o desenvolvimento dessa região nos próximos vinte anos não irá ser freado. Isso atrairá grandes empresas e nosso aeroporto estará pronto pra receber todas elas”, garante o secretário municipal de Indústria e Comércio, Rafael Reis.
O aeroporto sorrisense receberá passageiros de Lucas do Rio Verde, Tapurah, Vera, Nova Ubiratã, Ipiranga do Norte, dentre outras cidades, que antes acabavam se deslocando a Sinop.
(fotos: Só Notícias/arquivo)