PUBLICIDADE

Aeroporto em Sorriso tem aumento de 14,7% nos embarques e desembarques

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: assessoria/arquivo)

A secretaria Nacional de Aviação Civil divulgou levantamento apontando que o aeroporto Regional Adolino Bedin registrou, em janeiro e fevereiro deste ano, 5.306 embarques e desembarques. O total é 14,75% maior que o acumulado no mesmo período no ano passado, quando 4.624 passageiros passaram pelo terminal.

Só Notícias constatou que em janeiro deste ano foram 3.449 passageiros, ante 2.634 no mesmo mês do ano passado (aumento superior a 30,91%). Por outro lado, em fevereiro foram 1.857 em 2022, ante 1.990, ou seja, leve diminuição de 6,68%).

Em relação a média, este ano está na casa de 2.653/mês e aproximadamente 89 a cada dia. Já anteriormente, era de 2.312/mês e 78/dia. Caso continue com essa média, a movimentação deve superar a dos 12 meses de 2021 em cerca de seis meses.

Em relação as aeronaves, Só Notícias apurou que 56 pousaram e decolaram do Adolino Bedin nos dois primeiros meses deste ano.

Considerando todo o período de 2021, 16.488 passageiros embarcaram e desembarcaram no aeroporto. À época, não havia voos nos meses de abril, maio, junho, julho, agosto e setembro, em decorrência da pandemia do Coronavírus. o mês recordista foi dezembro com 5.019 passageiros.

Já em 2020, fechou com 12.419 passageiros. Estes são dois dos menores resultados em Sorriso desde 2016, quando 16,8 mil pessoas passaram pelo local. De lá para cá, os números aumentaram. Em 2017, por exemplo, foram mais de 46,7 mil, em 2018 fechou com 42,9 mil, e 2019 registrou 28,5 mil passageiros.

Em fevereiro, a Infraero (empresa pública federal, que é vinculada ao ministério da Infraestrutura) assumiu a administração operacional e comercial do aeroporto em Sorriso. Há cinco anos, a unidade era operada por uma empresa privada, mas o contrato venceu e não pôde ser renovado.

Os serviços a serem prestados incluem gestão administrativa e operacional do aeroporto, gerenciamento das tarefas de rotina essenciais ao seu funcionamento, bem como o atendimento aos requisitos estabelecidos nas legislações vigentes. A companhia também ficará responsável por atividades como treinamentos obrigatórios, limpeza, comercialização de áreas externas, manutenções preventivas, apoio de TI, entre outros.

Hoje, a unidade tem voo de Sorriso/Cuiabá. A intenção é ofertar linha Sorriso/Brasília e outra Sorriso/Cuiabá/Campinas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...

Compras de final de ano devem movimentar quase R$ 1 bilhão em Mato Grosso

Segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço de Apoio às...
PUBLICIDADE