Cerca de R$ 300 mil já foram garantidos para construção do terminal de embarque e desembarque no aeroporto de Lucas do Rio Verde. A liberação da verba foi anunciada ao prefeito Marino Franz (PPS), pelo senador Jaime Campos (DEM) e será feita por meio da Caixa Econômica Federal. A construção do terminal é uma das exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para que o município possa receber aeronaves de porte maior. Atualmente, apenas pequenos aviões, com até 19 passageiros, operam no aeroporto.
A prefeitura também está adquirindo uma nova área para ampliação da pista para 2 mil metros. Hoje, tem mil metros já com sistema de iluminação noturna, homologado pela Anac. Porém, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edu Pascoski, a iluminação e balizamento serão estendido apenas em 1.198 metros. “A partir de 1,2 mil metros o aeroporto passará a grande porte e são outras exigências, por isso deixaremos para outra etapa”, detalhou.
Ano passado, foram adequados os dois tanques – um para aparelhos movidos à gasolina e outro para os movidos a querosene – com capacidade individual para armazenar 15 mil litros de combustível.
O aeroporto fica a cerca de 6 quilômetros do centro da cidade e, com as obras, poderá oferecer novas linhas e horários, incluindo noturno. Atualmente, apenas Alta Floresta oferece vôos noturnos. Em Sinop, as obras estão em andamento.