Cuiabá deverá recepcionar um dos maiores investimentos do governo Silval Barbosa (PMDB), em possível instalação na área do Distrito Industrial de um aeroporto de carga em sistema integrado a zoneamento. O forte investimento, ainda em fase de cálculos mas com cifras que animam os olhos do Palácio Paiaguás, foi discutido em reunião liderada por Silval e pelo Secretário de Estado de Administração, Minas e Energia, Pedro Nadaf, com a participação de representantes de um pool de empresas nacional. Projeto está vinculado à parceria com uma das maiores companhias aéreas da Alemanha, a Lufthansa. A política de incentivos fiscais foi preponderante para atrair a atenção dos investidores a Mato Grosso.
No encontro, norteado de sigilo sobre o potencial em valores do investimento a ser executado no Estado, foi apresentado ao governador o projeto para instalação do aeroporto na Capital. As ações contam com os traços do arquiteto Jaime Lerner, referência no cenário do planejamento urbano. Equipes de consultoria, empresários e investidores de cunho internacional, permeiam o plano de assegurar a obra.
Pedro Nadaf destaca que o Estado poderá dar suporte no âmbito da infraestrutura, ampliando os canais do projeto de zoneamento. “Através desse projeto macro a região estudada poderá expandir não apenas os negócios diretos, mas abre-se um vasto campo para outras estruturas além da geração direta e indireta de emprego”.
A área analisada possui cerca de 10 mil hectares, onde poderá ser instalado o aeroporto com os contornos do zoneamento. Isso significa dizer que o planejamento assegura a divisão de trabalhos por meio de setores, em mapa que impulsiona incremento de renda. Ficam garantidos investimentos para o ramo da hotelaria, empresas setoriais e ainda área residencial. Nadaf lembrou que a arquitetura futurista de Lerner poderá se tornar um dos fortes atrativos do local. Governador, que estuda outros incentivos, avalia agenda para próximo encontro com meta de concluir a proposta.