O aeroporto de Alta Floresta obteve a homologação e passa a operar hoje, com vôos noturnos, pela empresa BRA. O município pleiteava a autorização há alguns anos, desde que o sistema de iluminação e balizamento foi implantado na pista. A empresa passa a oferecer dois vôos diários, com um boeing 737-300, de 130 lugares, no município. À noite, a saída será às 22 horas.
O secretário de Indústria, Comercio e Turismo, Edegal Lammel, destacou que este é um marco para o município, o primeiro da região Norte a oferecer vôos noturnos. “Vamos fazer um grande evento, às 18 horas, porque beneficiará autoridades, classe produtiva, empresários, toda a população”, enfatizou.
Alta Floresta possui uma das maiores pistas do Centro-Oeste, com 2.500 metros, com capacidade para receber aeronaves de médio e grande porte. Cerca de R$ 20 milhões foram investidos nos últimos anos, mas até agora, operava apenas com um vôo diário.
Sinop, maior cidade da região com mais de 100 mil habitantes, também está na briga para implantação do sistema de iluminação. Os recursos já foram liberados pelo Ministério do Turismo e o processo está em licitação. A empresa BRA também sinalizou que deve inserir o município em sua rota.