O asfaltamento da BR-163 de Guarantã do Norte a divisa do Pará deve começar após o período chuvoso. A previsão, já anunciada pelo Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT), foi reafirmada agora há pouco, em Sorriso, pelo adjunto da Subchefia de Ação Governamental e assessor da Casa Civil, Johannes Eck (que participou de aula inaugural na Facem). Ele também integra o comitê da BR-163.
Segundo ele, a obra será acompanhada e monitorada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Também devemos instalar ainda neste semestre o comitê gestor, que vai reunir representantes do governo e da sociedade, e acompanhar as ações previstas para a estrada e impactos com as obras”, detalhou.
Eck também anunciou que estão previstas obras de melhoria na rodovia entre Cuiabá e Guarantã. “É uma determinação do Governo Federal, mesmo que enfrentou dificuldades na aprovação do orçamento, que não pode e não é permitido que esta situação continue, já que a rodovia tem que cumprir sua função social”, acrescentou.
A pavimentação da BR-163, de Guarantã do Norte até Santarém, no Pará, beneficiando mais de 70 municípios do entorno, deve ser concluída até 2011. Soment eo trecho em território mato-grossense, aproximadamente 50 km, deve ser executado ainda este ano. Neste, devem ser injetados cerca de R$ 40 milhões.
Estudos apontam que a nova via proporcionará em economia aproximada de US$ 30/tonelada, além da distância percorrida ser 50% menos que a atual via portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR).
Leia também:
Pagot confirma asfaltamento de 4 trechos da BR-163