A Associação Comercial Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR), alerta os comerciantes locais para que fiquem atentos às solicitações de compra e entrega de mercadoria por telefone. Um novo golpe está sendo aplicado na cidade, com essas características e já fez várias vítimas. O golpe acontece da seguinte forma: uma pessoa liga no estabelecimento comercial identificando-se com o nome de um cliente já conhecido da empresa e solicita a entrega de uma mercadoria, em um determinado local. Negocia o preço e acerta o frete da entrega, como em uma venda normal, mas pede ainda que o vendedor lhe faça o favor de creditar em determinado número de celular, uma quantia que deverá ser acertada no momento de recebimento da mercadoria. Mas o valor nunca mais será ressarcido.
Um dos casos registrados ontem aconteceu com o empresário e diretor de Comércio da ACIR, Luiz Fernando Homem de Carvalho. Segundo o empresário, o golpe só foi percebido depois que o vendedor creditou os créditos para o celular do golpista, num total de 500 reais e a mercadoria já estava a caminho do destino de entrega. Neste caso, o motorista foi interceptado na rodovia, não havendo prejuízos maiores.
O delegado de polícia Juliano Silva Carvalho, do CISC, onde foi registrada a denúncia, disse que só ontem já haviam sido registrados outros quatro casos iguais.
A Acir alerta para que todos os comerciantes tomem muito cuidado durante as vendas por telefone, certificando-se de que a pessoa que está na linha é realmente quem diz ser, ligando para o telefone de cadastro do cliente citado durante a negociação. No caso de serem vítimas do golpe, entrem em contato com a central de polícia e registrem um boletim de ocorrência.
Em nenhum dos casos a mercadoria chegou ao destino final. O golpe foi percebido antes, porém os empresários tiveram prejuízos com os créditos para os celulares.