Lucas do Rio Verde deverá implantar, em breve, um abatedouro comunitário. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Agrícola, Luciane Copetti, a necessidade do abatedouro foi levantada, pelo setor de Vigilância Sanitária, para atender os pequenos produtores que trabalham com produção de embutidos (salames e defumados, em geral).
“Para que eles obtenham o Selo de Qualidade, criado pela prefeitura para destacar todos os produtos que são produzidos em Lucas do Rio Verde, com qualidade, sob orientações e exigências do setor de Vigilância Sanitária, será necessário esse abatedouro. Com isso eles vão se encaixar no critério de higiene, de manipulação dos produtos”, explicou a secretária.
Os custos estão sendo levantados para a implantação do abatedouro. Segundo a secretária,a possível área onde será instalado o abatedouro é na antiga escola agrícola, que não fica muito distante do município e teria acesso facilitado para os pequenos produtores.
O Selo de Qualidade foi criado em abril, durante o 1º Encontro de Diversificação Econômica. Dez grupos que produzem pão de milho, pão, bolo, bolachas e outros derivados de soja, tortas, geléias, melado, cachaça, embutidos, entre outros, já estão aptos a receber o selo. Esses pequenos produtores estarão recebendo o selo durante a Expolucas, de 04 a 07 de agosto, quando haverá o lançamento oficial