PUBLICIDADE

80% do censo foi concluído em Alta Floresta

PUBLICIDADE

Poucos setores ainda não foram visitados pela equipe que faz a contagem populacional em Alta Floresta. A cidade foi dividida em 68 regiões e cerca de 80% das residências já foram pesquisadas. A projeção, segundo o supervisor regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Remildo Rodrigues de Souza, é que os trabalhos sejam concluídos até final do mês.

O município foi o último a iniciar a contagem, devido problemas técnicos no sistema de armazenamento e transmissão de dados. “Tomamos algumas medidas para que os trabalhos não fossem prejudicados e o prazo fosse cumprido. Contratamos mais recenseadores e revezamos de outras cidades que encerraram a pesquisa antecipadamente”, explicou o supervisor, ao Só Notícias.

A contagem deve ser encerrada este mês em todo o Nortão. Em Sinop, que possui a maior população da região, cerca de 103 mil habitantes, estimada pelo IBGE, os trabalhos estão na reta final. Quase 90% das residências foram visitadas. “Em alguns casos ainda encontramos resistência de moradores que se recusam a prestar informações”, acrescentou Souza.

Cada morador deverá responder quatro perguntas, em relação ao número de pessoas de cada família, idade e há quanto tempo residem na cidade. O resultado parcial será divulgado pelo IBGE em agosto.

Os novos números populacionais serão utilizados pelo Governo Federal no repasse de verbas para educação, saúde, social, obras, entre outros, aos municípios. Em estimativas realizadas pelo órgão em anos anteriores, muitos municípios questionaram os dados apresentados, já que estariam abaixo da realidade. Sinop, por exemplo, apareceu com 103 mil habitantes, mas, extra-oficialmente, a estimativa é que chegue a 120 mil.

Em Mato Grosso, ficaram de fora somente Cuiabá, Rondonópolis e Várzea Grande, que possuem mais de 170 mil habitantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE