A colheita do soja também prossegue em Nova Mutum, apesar das chuvas que já afetam lavouras de toda a região. A estimativa, segundo o secretário de Agricultura, Francisco de Moraes, é que cerca de 30% da área tenham sido colhidos. Nesta safra, o município plantou cerca de 290 mil hectares do grão e a preocupação é com a produtividade, afetada pelas chuvas. “Quando entregarem o produto vão ter mais desconto com umidade e na qualidade do grão”, destacou o secretário.
Neste sábado, sojicultores de todo o Nortão se reúnem, em Lucas do Rio Verde, para avaliar os prejuízos. Em algumas lavouras da região 20% da soja já foi perdida. O setor deve se mobilizar e buscar a intervenção do Governo Federal para a renegociação das dívidas.
Apesar deste cenário, o setor aposta no cultivo do milho safrinha. A área plantada deve chegar a 75 mil hectares, quase 80% a mais que no ano passado. O aumento na produção do milho também é previsto em Sorriso e Lucas do Rio Verde, que é campeão nacional na produção do grão na safrinha.