Cultura

Sorriso passa a ter polo do MT Escola de Teatro com diversos cursos

A prefeitura e o governo implantam, daqui a pouco, o primeiro polo do MT Escola de Teatro no interior do Estado. O projeto visa oferecer cursos de extensão profissionalizante em artes cênicas para os moradores da região do Médio Norte de Mato Grosso nas áreas de atuação, direção, sonoplastia, iluminação, figurino, maquiagem e cenografia.  Os cursos serão promovidos sempre aos sábados e domingos, das 8h às 17h, a partir do próximo dia 9 até 3 de dezembro. As inscrições para o curso de atuação, que é totalmente gratuito, já estão abertas, são limitadas, e podem ser feitas no portal da MT Escola de Teatro ou no Departamento de Cultura.

O secretário estadual de Cultura, Leandro Carvalho, explicou que o investimento em formação de forma descentralizado é fundamental para ampliar as oportunidade de trabalho e renda no setor. "Além das áreas estritamente artísticas, a metodologia ofertada pela Escola possibilidade que haja imediata absorção dos aprendizes pelo mercado de trabalho".

Flávio Ferreira, diretor da Associação Cultural Cena Onze, explicou que, "nesse primeiro momento, queremos capacitar pessoas que já trabalham com o teatro na região de Sorriso. Profissionais de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso ministrarão as aulas. No final do semestre, montaremos um experimento cênico, que encerrará os cursos", explica

A MT Escola de Teatro é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Cultura (SEC), em parceria com a Associação Cultural Cena Onze e Associação dos Artistas Amigos da Praça Adaap (SP). Na capital, ela funciona dentro do Cine Teatro Cuiabá.

O objetivo é fomentar o trabalho do teatro já existente por meio da capacitação profissional. A MT Escola de Teatro tem como meta a interiorização, desta forma já realizou cursos de extensão nos municípios de Alta Floresta, Campo Novo dos Parecis e Primavera do Leste. A cidade de Sorriso terá o primeiro Núcleo da instituição com cursos permanentes de longa duração. A meta é que mais três sejam implantados no estado até o final de 2018.

“A MT Escola de Teatro não formará apenas atores, mas também potencializará a estruturação de mão de obra técnica para Sorriso e região, como figurinistas, sonoplastas, iluminadores e tantos outros profissionais que atuam em áreas ligadas ao turismo de eventos, incluindo rede hoteleira e centros de eventos”, destacou, através da assessoria, o prefeito Ari Lafin.