Sorriso poderá sediar, em 2013, o Festival Nacional da Cultura Gaúcha. A candidatura da cidade foi confirmada, no final de semana, durante assembleia geral do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG/MT), realizada no CTG Porteira da Amazônia, em Nova Mutum. Até o dia 30 de março, deve ser apresentado o projeto, que irá concorrer com iniciativas semelhantes de outros estados que também pleiteiam o evento.
Participaram do evento, representantes dos 15 centros de tradições gaúchas, das cinco regiões tradicionalistas de Mato Grosso. Além do evento nacional, a assembleia tratou de alterações no estatuto do MTG, a elaboração do calendário anual de eventos, a exemplo dos rodeios campeiro, artístico e esportivo, assim como os regulamentos das referidas competições.
No que se refere ao estatuto, foi feito enquadramento do novo Código Civil, de maneira que o MTG tenha condições de elaborar projetos e captar recursos junto ao Ministério da Cultura, em âmbito federal, bem como através da Secretaria de Estado de Cultura. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da MTG, Nélio Spolti e acompanhados pelo presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha – CBTG, Manoelito Savaris, de Caxias do Sul (RS).
Durante pronunciamento, Manoelito parabenizou o movimento tradicionalista gaúcho do Estado. "Mato Grosso tem dimensões colossais e mesmo assim observa-se o empenho de todas as regiões tradicionalistas em participar dos eventos como este, para tratar da organização anual. O estado também mostra que mantém vivo o tradicionalismo e que tem condições de concorrer de igual para igual, para sediar eventos nacionais".