Cultura

Sinop vai mostrar móveis ambientalmente corretos na Festa do Pantanal

A XII Festa Internacional do Pantanal foi lançada pelo Governo de Mato Grosso em Sinop nesta quarta-feira (16.03). A solenidade de lançamento do evento contou com a presença de lideranças políticas e empresariais da cidade e de Sorriso, Vera, Carmem e Cláudia. A participação da imprensa, empresários, estudantes, professores, gestores, hoteleiros e vereadores superou as expectativas da Secretaria de Turismo de Sinop. O evento contou ainda com exposição do artesanato local, dando uma pequena mostra do que será trazido a Cuiabá na Festa do Pantanal.

Norival Curado, secretário de Turismo de Sinop, anunciou que o município participa do evento este ano apresentando seu artesanato e diversidade da economia. Entre outros produtos, serão mostrados na feira móveis artesanais feitos exclusivamente com madeira certificada. Também serão apresentados utensílios e bijuterias feitas com sementes de espécies vegetais nativas e peças decorativas de cipó e bambu.

A comitiva de Alta Floresta será composta por representantes de agências de viagens, hotéis e outras personalidades do trade, além de formandos de turismo da Faculdade de Sinop – FASIP, que assistirão todas as palestras técnicas apresentadas no evento.

Além de apresentar as novidades e programação da Festa do Pantanal, a Secretária de Desenvolvimento do Turismo, Yêda Marli de Assis, promoveu reuniões na cidade com artesãos, estudantes de turismo, representantes do Conselho de Turismo e empresários, além de visitas técnicas a restaurantes, hotéis e clubes recreativos de Pesque-Pague, grandes atrativos da região.

Com quase 100 mil habitantes, o município de Sinop é banhado pelo Rio Teles Pires, um dos maiores da Amazônia, afluente do Rio Tapajós, que deságua no Rio Amazonas.

Distante 500 quilômetros de Cuiabá, tem na agropecuária a base de sua economia. A Exponop, realizada em junho, é a vitrine de toda essa riqueza. O Festival de Praia de Sinop, realizado em setembro, revela a exuberância da natureza, tem festival de pesca, programação cultural e esportiva, e já faz parte do calendário oficial de eventos da cidade.