Começou esta manhã na Secretaria de Educação, a 1º Conferência Intermunicipal de Cultura em Sinop. O tema abordado é “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”, com objetivo de reunir artistas, produtores, gestores, conselheiros, empresários, patrocinadores, pensadores, ativistas da cultura e a sociedade civil em geral com idade acima de 16 anos, para que construam propostas de políticas públicas de cultura.
Os principais temas a serem debatidos durante todo o dia estão apoiados nos tópicos fortalecer a cultura com centro dinâmico do desenvolvimento sustentável; universalizar o acesso dos brasileiros à produção e fruição da cultura; consolidar a participação e o controle social na gestão das políticas públicas de cultura; implantar e acompanhar os Sistemas Nacional, Estaduais e Municipais da Cultura; avaliar os resultados obtidos da 1ª Conferência Nacional de Cultura, realizada em 2005.
A conferência mobiliza artistas da cultura popular, intelectuais, grupos e entidades culturais, estudantes, professores e representantes de diversos setores. Juntos, os participantes irão discutir o plano municipal de cultura; elaborar propostas e elegerem delegados para a conferência estadual.