Encerradas as comemorações de fim de ano as atenções em Sinop começam a se voltar para uma das maiores festas populares, o carnaval. Pelas próximas semanas o poder público inicia uma série de reuniões com representantes das secretarias (Diversidade Cultural, Obras, Trânsito e Transportes, Cidades e demais), para acertar os detalhes do evento, em fevereiro.
Entre os aspectos a serem definidos estão o dia dos festejos, a infraestrutura necessária, atrações, segurança, bem como outros aspectos. A expectativa para 2010 é que o carnaval seja realizado em um sambódromo – que ainda precisará ser construído – nas imediações do estádio Massami Uriú. O desejo já foi expressado pelo prefeito Juarez Costa durante o carnaval de 2009.
O Executivo estuda a viabilidade de implementar o projeto levando-se em conta o espaço de tempo e as condições climáticas – chuvas. “Os preparativos já estão acontecendo. Trabalhamos com a expectativa de realizar o carnaval no sambódromo”, argumenta Ozeas Veras, secretário da Diversidade Cultural.
O representante argumenta ainda não ser possível precisar o volume de investimentos que deverá ser consumido pela festa. Ano passado o carnaval foi realizado na praça Plínio Callegaro e começou dia 21 de fevereiro.
O bloco Amigos do Sacolejo foi o campeão do carnaval popular. Ele obteve 161 pontos dados pelos jurados e levou a premiação de R$ 1, 5 mil. A disputa foi acirrada com o vice-campeão, Asavesso, que ficou apenas 2 pontos atrás – obteve 159 e recebeu R$ 750.
O Unidos das Palmeiras, que apresentou diversas fantasias semelhantes ao carnaval nos grandes centros, fez participação especial.