Cultura

Sinop pode ter semana dedicada à cultura nordestina em agosto

Sinop, que já tem a cultura gaúcha bem difundida pelos Centros de Tradições e por moradores que colonizaram o município, se abre culturalmente com a chegada de novo moradores de todas as regiões do Brasil, principalmente do nordeste. Por isso, o vereador Hedvaldo Costa (PR) propõe a criação da Semana Municipal da Cultura Nordestina, a ser celebrada anualmente na primeira semana de agosto.

O projeto de lei sobre a criação está na pauta da próxima sessão da Câmara Municipal de Sinop e deve ser encaminhado para análise das comissões permanentes. O texto diz que a prefeitura pode realizar eventos que “mantenham vivas as tradições do povo nordestino”.
O vereador justifica que a aprovação da lei e seu cumprimento expressam o carinho e respeito pelos nordestinos que migraram para Sinop.

“Sabemos que o número de nordestinos em Sinop é enorme. São pessoas alegres, trabalhadoras e que ajudaram e ajudam na construção de Sinop, porém, mantiveram vivos seu carinho e paixão pelas origens e raízes da terra natal”, justifica.

Após receber pareceres das comissões, a matéria deverá passar por três votações antes de ir para sanção da prefeita Rosana Martinelli (PR).

Só Notícias/Marco Stamm, de Cuiabá (foto: reprodução)