sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop encaminhou 10 projetos culturais para o Conselho Estadual de Cultura

PUBLICIDADE

No último dia 6 venceu o prazo que os 141 municípios de Mato Grosso para encaminhar seus projetos culturais ao Governo do Estado. A expectativa da Secretaria Estadual de Cultura era receber cerca de 800 projetos, mas Só Notícias apurou que foram entregues em torno de 1,4 mil.
Desses, 10 são de Sinop. Dentre eles, tem projetos referentes a festival teatral, brinquedoteca, concha acústica e literatura histórica do município. “Estamos aguardando a resposta do conselho, já que faz quase 30 dias que o prazo para a entrega venceu. Mas independente de quando a resposta vier, pois sabemos que o processo de análise é demorado, nossa maior expectativa é de que pelo menos um dos projetos seja aprovado”, disse ao Só Notícias, o diretor de Cultura da Prefeitura de Sinop, Fernando Assunção.

Ele ressaltou, ainda, que nos últimos dois anos nenhum projeto de Sinop foi a provado pelo Governo Estadual. “Desde que estou no departamento de Cultura da Prefeitura não recebemos recursos para trabalhar. Não sei porque mas nesse período nenhum projeto foi aprovado”, completa.

Para autorizar a liberação de recursos do Fundo Estadual de Fomento à Cultura, o Conselho Estadual de Cultura analisa, principalmente, a documentação, o cadastro para fins de habilitação e o enquadramento do projeto dentro dos objetivos do Proac (Programa de Apoio a Cultura). Essa análise técnica é efetuada por uma ou mais comissões criadas por portaria emitida pelo secretário de Cultura e os projetos terão seus respectivos relatórios de análise técnica, com parecer conclusivo assinado pelos membros da comissão.

Para 2005 os recursos destinados aos projetos culturais de Mato Grosso giram em torno de R$ 6 milhões. Sendo que 50% desse valor é para ser investido apenas nos projetos de Cuiabá. Os demais municípios devem receber em média R$ 21,5 mil. “Os recursos já são poucos, metade é só para um município e o restante tem que ser dividido em todo o Estado, praticamente. Além de termos só este incentivo cultural temos esse agravante do valor ser baixo”, reforçou Fernando.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...

Colíder fará convênio com Estado para investimentos na orquestra sinfônica

A prefeitura fará procedimento licitatório, da 25, tendo como...

Programação para dia da mulher terá palestra com psicóloga em Nova Mutum

A programação da campanha 'flor e ser', em comemoração...
PUBLICIDADE