Cultura

Sinop: 2ª noite com apresentações do Musicanto é hoje durante a festa de São João na Catedral

A primeira noite do Festival de Música de Sinop (Musicanto) teve trinta apresentações nas categorias infato-juvenil e gospel abriram. Hoje, a partir das 19:30h, tem mais apresentações, no estacionamento da Catedral Sagrado Coração de Jesus, durante as festividades da Festa São João Catedral. Musicanto vai distribuir mais de R$ 20 mil em premiação e é organizado pela secretaria municipal de Educação, Esporte e Cultura, com apoio da Unimed Norte do Mato Grosso. É a primeira vez que o evento (que está na 3ª edição) é realizado juntamente com a festa da Catedral.

Para conquistar uma vaga na grande final, no domingo, cada participante é avaliado por um corpo formado por quatro jurados e que atribui notas a quesitos como letra, ritmo e afinação musical dos candidatos. Os cinco melhores nas categorias infanto-juvenil, gospel, sertanejo e MPB apresentam-se na decisão. Todos os cinco serão contemplados com premiação.

Para o diretor de Cultura da Prefeitura de Sinop, Daniel Coutinho, o Musicanto serve como um despertar de talentos. “A ideia é que consigamos resgatar e apresentar para a comunidade pessoas que não estão mostrando o que têm de bom”, disse, através da assessoria.

“A gente sempre faz o evento e sempre neste espaço, mas nunca casamos as duas festas. E sabemos que o público que a Catedral oferta é importante para dar o brilhantismo que o Musicanto merece”, acrescenta a secretária municipal de Educação, Esporte e Cultura, Veridiana Paganotti.

O Musicanto tem como objetivo incentivar a criação musical, revelar novos talentos e promover o intercâmbio artístico-cultural do município.

Hoje também prossegue a festa de São João com comidas típicas, no estacionamento da Catedral.  O pároco João Schneider, lembrou que oferecer, em um único espaço, uma programação religiosa e artística é oportunizar o crescimento da fé e da cultura. “A festa não é somente paroquial. A ideia é, como o Papa sugere, que a Igreja se abra também para a parte cultural, além da religiosa, para a boa música e por isso fizemos essa parceria”, lembrou, ressaltando a parceria estabelecida com a prefeitura.

O vice-presidente da Unimed Norte do Mato Grosso, Edson do Nascimento, destacou o apoio, pelo terceiro ano, para o Musicanto ser realizado "porque a música transmite felicidade, alegria. E, nessa fase que vivemos, de uma certa instabilidade na parte política, econômica, a população precisa disso. Precisa distrair, ouvir música e vem vindo gente de muita qualidade. São artistas que cantam, compõem. Gente  e várias regiões do país que têm vindo para o festival. É um prêmio pra a comunidade”, disse.

A informação é da assessoria da prefeitura.