PUBLICIDADE

Silval elogia Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum

PUBLICIDADE

O governador do Estado, Silval Barbosa, elogiou, ontem, a Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum. O elogio foi feito durante a abertura da 7ª edição da Feira do Empreendedor, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. A orquestra, que foi responsável pela execução do Hino Nacional e outras duas músicas, chamou a atenção e foi aplaudida com veemência.

A Orquestra Sinfônica Jovem é um dos segmentos da Escola de Artes, que tem como mantenedora a Associação Cultural e Social de Nova Mutum, instituição que atende 150 crianças e adolescentes, entre 7 e 18 anos, com aulas de canto e musicalização, há dois anos. No local são disponibilizas aulas de violino, violoncelo, contrabaixo, viola sinfônica e viola caipira, clarineta, saxfone, flauta, oboé, fagote, trompa, tuba, trompete, trombone, percussão erudita e canto.

Estudar na escola não tem custo nenhum para os alunos. A associação é quem capta recursos junto a empresas e instituição para a manutenção das aulas. Uma parceria com o Projeto Ciranda, de Cuiabá e a Orquestra de Mato Grosso, possibilita que, em duas vezes no mês, professores venham da capital para aulas técnicas exclusivas em cada instrumento.

Para ingressar nas aulas, os alunos precisam passar por um teste de aptidão. Crianças e adolescentes de famílias de menor poder aquisitivo ganham o instrumento e pais que tem condições, compram. "Iniciamos com 50 alunos. Hoje, estamos com 150 e nosso objetivo é ampliar ainda mais, mas para isso contamos com a parceria da comunidade", explicou o maestro e coordenador geral da associação, Edimar Nascimento.

A orquestra também já executou Hino Nacional na abertura da Expomutum 2011, em julho, dentro da arena de rodeio, em Nova Mutum. Ontem, na capital, além do governador, prestigiaram e elogiaram a apresentação, o presidente do Sebrae-MT, José Guilherme, a gerente nacional de Atendimento do Sebrae, Jaqueline de Almeida, superintendente da Caixa Econômica Federal, José Luiz Dias, o superintendente do Banco do Brasil, Elói Medeiros e do Banco da Amazônia, Antônio Carlos.

No discurso Silval lembrou também que Mato Grosso é um Estado de oportunidades e o Governo vem trabalhando – por meio das diversas políticas de incentivo às mais diversas cadeias produtivas – na atração de novos investimentos. Junto a esses investimentos o governo promove também a qualificação das pessoas. Essa qualificação – destacou Silval – busca atender as demandas das empresas que aqui se instalam e acaba proporcionando possibilidades da pessoa se tornar um empreendedor.

A feira segue até o próximo domingo (21). A programação prevê palestras técnicas e gerenciais e as mais diversas oficinas, que vão da culinária, criação em pequenas áreas, até plantio. Caravanas de empresários e empreendedores de Nova Mutum também estão participando do evento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: 15º Festival de Artes Cênicas começa neste domingo

O 15º Festival de Artes Cênicas de Sorriso começa...

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...
PUBLICIDADE