quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Segunda edição do Circula MT será lançada em Alta Floresta

PUBLICIDADE

Lançado em 2015, o edital Circula MT alcançou extremos de Mato Grosso e revelou o poder transformador da cultura, chegando a lugares de limitado, como aldeias, glebas e quilombos. Entre eles, estão os índios xavante da aldeia Wede´rã, que tiveram contato com o teatro pela primeira vez ao assistir ao espetáculo Cidade dos Outros, da Cia. Pessoal de Teatro. Interações memoráveis como estas prometem continuar movimentando a grande engrenagem cultural que é o Circula MT.

Nesta sexta-feira (24), às 20h, será lançado oficialmente o Circula 2016, segunda edição do projeto, no Espaço Teatro Experimental Alta Floresta, com a presença do secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho, produtores culturais e a classe artística.

Artistas da música, teatro, circo, dança e artes visuais podem se inscrever para a nova edição, cujo edital estará disponível na próxima semana no site da Secretaria de Estado de Cultura (www.cultura.mt.gov.br).

O edital prevê o patrocínio a projetos artísticos, primando essencialmente pela descentralização das políticas públicas de cultura de maneira a atender todas as regiões do estado e no firme propósito de democratizar o acesso da sociedade mato-grossense às artes.

Em outra via, os artistas têm a oportunidade de apresentar seus produtos culturais a públicos de outras cidades, circular e trocar vivências por meio de atividades de capacitação que se estendem também ao público em oficinas e workshops. “O Circula MT garante o acesso à cultura a milhares de mato-grossenses de todas as regiões por meio de shows, exposições e espetáculos, gerando trabalho e oportunidades a mais de uma centena de artistas de diversos segmentos, estilos e linguagens”, ressalta o secretário Leandro Carvalho.

Em 2015, foram 31 projetos contemplados que envolveram mais de 100 artistas e circularam por mais de 50 municípios. Com isso, foram promovidas mais de 300 ações, entre shows, espetáculos, exposições e atividades de capacitação. No novo edital serão aprovados seis projetos de teatro, quatro de dança, três de circo, seis projetos de exposições e 15 projetos de música com apresentações e gravação de músicas, nas categorias música erudita e/ou instrumental e música popular/canção.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...

Colíder fará convênio com Estado para investimentos na orquestra sinfônica

A prefeitura fará procedimento licitatório, da 25, tendo como...

Programação para dia da mulher terá palestra com psicóloga em Nova Mutum

A programação da campanha 'flor e ser', em comemoração...
PUBLICIDADE