quinta-feira, 2/maio/2024
PUBLICIDADE

Prorrogado o prazo para conferências municipais de cultura

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Cultura promoveu mais uma reunião voltada para a realização da Conferência Estadual de Cultura, programada para 22 e 23 de novembro, que vai definir as principais reivindicações da classe cultural de Mato Grosso, assim como, eleger os delegados que vão participar da Conferência Nacional, prevista para dezembro próximo, em Brasília.

Os participantes da reunião, coordenada pelo secretário-adjunto de Cultura de MT, Toco Palma, decidiram em comum acordo prorrogar o prazo para que sejam realizadas as conferências municipais. O prazo inicial, que ia até 31/10, foi estendido para 06/11. Isso significa que, além de mais tempo para as conferências, cada município tem também mais tempo para assinar o protocolo de adesão ao Sistema Nacional de Cultura, condição indispensável para a realização das conferências municipais, e que amplia as possibilidades de investimentos federais no setor cultural.

A I Conferência Estadual é precedida pelas reuniões municipais e/ou intermunicipais, que já estão acontecendo em várias regiões mato-grossenses. Estão sendo elencadas as propostas para o Sistema e o Plano Nacional de Cultura, e eleitos os delegados. Em conjunto com uma série de instituições representativas da sociedade civil, a SEC, seguindo as orientações do Ministério da Cultura, vem promovendo as reuniões preparatórias visando o evento estadual.

A reunião aconteceu no Palácio da Instrução e contou com a presença de representantes da Federação das Entidades Culturais de MT – Fecmat; dos Fóruns, Estadual de Política Cultural e de Gestores Municipais de Cultura; da Associação do Folclore de MT – Afomt; Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça; OAB/MT; as secretarias de Estado de Comunicação; de Planejamento; de Desenvolvimento do Turismo; de Trabalho, Emprego e Cidadania; Casa Civil e também da Comissão de Educação e Cultura da Assembléia Legislativa, instituição que está organizando a Conferência em conjunto com a Secretaria de Estado de Cultura.

Os participantes da reunião também definiram as comissões que vão ser responsáveis por aspectos básicos para a realização da Conferência Estadual. Foram criadas as comissões de Apoio Logístico, Temática e Comunicação. Nesta terça-feira reúne-se a comissão Temática, para estudar estratégias voltadas para a otimização dos procedimentos no período que precede a Conferência, bem como, durante a sua realização.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...

Colíder fará convênio com Estado para investimentos na orquestra sinfônica

A prefeitura fará procedimento licitatório, da 25, tendo como...

Programação para dia da mulher terá palestra com psicóloga em Nova Mutum

A programação da campanha 'flor e ser', em comemoração...
PUBLICIDADE