sábado, 18/maio/2024
PUBLICIDADE

Professor da Unemat/Sinop é convidado para palestrar na Argentina

PUBLICIDADE

A ocupação da Amazônia estimulada pelo Estado, permitindo a interferência do capital estrangeiro no processo de colonização, será tema de debate na Universidade de Córdoba, na Argentina, durante a realização da 4ª Reunião Nacional da Rede Argentina de Combate al Tráfico de Espécies Silvestres (RACTES). O evento vai ser entre os dias 23, 24 e 25 de novembro, na cidade de Rosário.

A palestra sobre a Amazônia brasileira será proferida pelo professor Fiorelo Picoli, da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Sinop. Doutor em administração pela Universidade de León/Espanha, Fiorelo tem amplo conhecimento a respeito da Amazônia, pois há praticamente dez anos dedica-se a estudos e pesquisas sobre a Amazônia.

Como resultado do seu interesse pelas questões da Amazônia, Fiorelo Picoli escreveu quatro livros abordando diretamente desde a participação do Estado em incentivar a ocupação do espaço amazônico, passando pelo processo de expansão capitalista e super-exploração da mão de obra trabalhista transformando os homens da terra em escravos.

Ao tomar conhecimento dos livros publicados por um dos maiores pesquisadores da Amazônia brasileira, cuja repercussão sequer era esperada pelo autor, a p esquisadora Cláudia Nigro, da Universidade de Córdoba/Argentina, fez oficialmente o convite para a participação de Fiorelo no RACTES, que é considerado como um importante evento da Argentina.

Ainda por conta dos livros publicados, o professor Fiorelo Picoli estará viajando esta semana para participar como convidado especial de um encontro realizado pela Universidade Regional de Blumenau – FURB, nos dias 27 e 28 de duas conferências, cujo tema será a “Amazônia: a expansão do capital e a expropriação do homem e do meio ambiente”. No dia 26, Fiorelo fará palestra, com o mesmo tema, na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...

Colíder fará convênio com Estado para investimentos na orquestra sinfônica

A prefeitura fará procedimento licitatório, da 25, tendo como...
PUBLICIDADE