Será realizada em Sinop a I Bienal de Cultura, Artes, Ciência e Tecnologia, organizada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unemat de Sinop e a União Estadual dos Estudantes (UEE). O evento acontecerá nos dias 29 de setembro à 02 de outubro, e deve reunir mais de 2 mil visitantes, que devem vir de todo Mato Grosso e até de outros estados.
Serão apresentados diversos trabalhos como música, teatro, cinema e vídeo, artes visuais, ciência e tecnologia. Além de diversos shows com artistas regionais, espaço para alojamento, debates com professores e artistas que estudam e produzem cultura. Serão diversos pontos na cidade, como escolas, universidades, centros de eventos, onde serão desenvolvidos e apresentados os trabalhos. Os participantes também terão espaços para poesias, improvisações culturais, danças.
As apresentações musicais serão apresentadas na Praça Plínio Calegário, artes cênicas no anfiteatro da Unemat, e exposições de cinema e vídeo também na Unemat.
Os artistas que desejam expor seus trabalhos devem procurar o campus da universidade em Sinop e fazer o credenciamento. Já os visitantes também devem fazer as inscrições com um custo de R$ 10, podendo participar de minicursos e receber certificados. “Nosso objetivo é envolver toda a cidade, estudantes, acadêmicos, durante o evento”, relatou Márcia Nascimento, organizadora do evento.
Sinop foi escolhida para sediar a I Bienal por ser uma cidade pólo, com uma posição estratégica no Estado e com o intuito de levar atividades estudantis para todo o estado.