PUBLICIDADE

Prêmio Territórios MT vai fomentar programação cultural em espaços independentes

PUBLICIDADE

Incentivar uma programação local voltada ao fortalecimento de espaços independentes como galerias e coletivos, fomentando atividades de formação e difusão de apresentações culturais, intervenções e ensaios abertos, bem como intercâmbios com artistas e realizadores culturais entre as diferentes regiões do Estado. Estes alguns dos objetivos do Prêmio Territórios MT, lançado na semana passada pelo governador Pedro Taques na Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

O certame, que tem inscrições abertas até o dia 14 de setembro, concederá auxílio financeiro de R$ 30 mil a 15 projetos, totalizando R$ 450 mil em recursos para ações provenientes da capital e também do interior do estado. A execução dos projetos deverá ocorrer até 30 de junho de 2016.

O Prêmio Territórios MT visa democratizar o acesso à arte e à cultura, fortalecendo a programação e as atividades artísticas em espaços independentes, mantidos por artistas residentes em Mato Grosso. Os espaços devem ter, no mínimo, dois anos de atividade continuada no Estado. Além da realização de atividades de difusão das expressões culturais, as iniciativas podem incluir ações voltadas à formação como oficinas, cursos, workshops, palestras, reuniões e debates.

“Os espaços independentes estão profundamente inseridos na comunidade do entorno e com ela mantém estreito diálogo. Estes artistas e produtores sabem quais são as vocações e interesses destas pessoas e podem ter um papel importante no desenvolvimento humano e promoção de oportunidades”, afirma o secretário Leandro Carvalho.

Os projetos inscritos passarão inicialmente por uma comissão de Habilitação e, em seguida, pela Comissão de Avaliação Técnica, composta por especialistas do setor artístico e cultural com experiência e atuação profissional na área. Os pareceres desta comissão serão homologados pelo Conselho Estadual de Cultura. Os projetos selecionados serão divulgados no Diário Oficial e na internet no dia 29 de outubro.

A inscrição é feita mediante preenchimento de protocolo, entregue ou enviado pelos Correios à Secel, localizada na avenida José Monteiro de Figueiredo, no bairro Duque de Caxias, até 14 de setembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A inscrição dos projetos é gratuita.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: 15º Festival de Artes Cênicas começa neste domingo

O 15º Festival de Artes Cênicas de Sorriso começa...

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...
PUBLICIDADE