Com o objetivo de formar novas plateias e democratizar o acesso a bens culturais, este ano, a série de Concertos Populares da Orquestra do Estado de Mato Grosso vai percorrer mais de dois mil quilômetros levando a música de concerto para oito municípios mato-grossenses. As apresentações gratuitas, em locais públicos e ao ar livre ocorrerão no mês de agosto nas cidades de Rondonópolis (1º), Campo Verde (2), Cuiabá (3), Sapezal (5), Nova Mutum (7), Lucas do Rio Verde (8), Sorriso (9) e Sinop (10). Em Nova Mutum, a abertura do evento fica por conta da Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum, às 19h.
Este ano, a Orquestra do Estado de Mato Grosso estará acompanhada do trio Pescuma, Henrique & Claudinho, exibindo verdadeiros “clássicos populares” que se tornaram referência do rasqueado mato-grossense. O repertório, além de desempenhar temas da música mato-grossense como A Lua e Dinheiro custa ganhar, passeia por pérolas da música brasileira de diversas regiões como Casinha branca, de Elpídio dos Santos e Querência amada, de Teixerinha.
A Temporada 2013 da série de Concertos Populares também conta com composições marcantes de Pescuma em parceria com importantes nomes da música popular brasileira, caso de Tá faltando alguém aqui, composta junto com Zezé Di Camargo, e Sinhá Rita, parceria com Marques Caraí.
Dois dos maiores sucessos do trio enriquecem ainda mais o programa da turnê: Pixé, escrita por Moisés Martins e Pescuma, exalta tradições e costumes da cultura mato-grossense tais quais a culinária, festejos, danças regionais e linguajar característico; e outro importante hino popular, uma das canções mais emblemáticas do Estado, É bem Mato Grosso, composição fruto da parceria entre Pescuma e Ulisses Serotini, completa o repertório. “Para nós, que sempre fazemos shows com bandas, será uma experiência única realizar esses shows junto com a Orquestra”, ressalta Henrique.
Essas canções foram especialmente arranjadas em 2008, quando a Orquestra, em parceria com o Trio, gravou seu terceiro DVD, Cantos do Brasil. De forma criativa e ousada, a Orquestra elabora, permanentemente, novos arranjos e composições para a singular combinação entre instrumentos eruditos e regionais como a viola de cocho, o mocho e o ganzá, consolidando uma sonoridade única.
“A nova prensagem do DVD Cantos do Brasil motivou a retomada da parceria com o Trio nessa turnê pelo Estado. Essas oito apresentações especiais trarão um novo espetáculo que inclui outras peças e arranjos que não estão no DVD. É o caso de Libertango [de Astor Piazzola], Índia e Choli [ambas de José Asunción Flores], Saudade [de Mário Palmério], Recuerdos de Ypacarai [Demetrio Ortiz] e Chalana [de Mário Zan e Alindo Pinto]. Serão espetáculos para serem apreciados por toda família”, convida o maestro Leandro Carvalho.
Desde sua criação, em 2005, a Orquestra do Estado de Mato Grosso, sob a regência do maestro Leandro Carvalho, já realizou Concertos Populares em quase 150 cidades de 23 estados brasileiros.