sexta-feira, 21/junho/2024
PUBLICIDADE

Orquesta Sinfônica faz homenagem hoje para Nova Mutum

PUBLICIDADE

Uma apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum, hoje, às 18h30, na Escola de Artes, marca o aniversário do município e também os dois anos de atividades da instituição, que atende 150 crianças e adolescentes, entre 7 e 18 anos, com aulas de canto e musicalização. Trata-se do quarto concerto oficial dos alunos, cuja fama, pelo fato de ser uma iniciativa inédita no interior do Estado, já ultrapassou as barreiras municipais.

A Escola de Artes, que tem como mantenedora a Associação Cultural e Social de Nova Mutum, disponibiliza aulas de violino, violoncelo, contrabaixo, viola sinfônica e viola caipira, clarineta, saxfone, flauta, oboé, fagote, trompa, tuba, trompete, trombone, percussão erudita e canto. A última apresentação pública da orquestra aconteceu no dia 09 de junho, ocasião em que executou o Hino Nacional Brasileiro, na Abertura da Expomutum 2011.

Estudar na escola não tem custo nenhum para os alunos. A associação é quem capta recursos junto a empresas e instituição para a manutenção das aulas. Uma parceria com o Projeto Ciranda, de Cuiabá, e a Orquestra de Mato Grosso, possibilita que, em duas vezes no mês, professores venham da capital para aulas técnicas exclusivas em cada instrumento.

Para ingressar nas aulas, os alunos precisam passar por um teste de aptidão. Crianças e adolescentes de famílias de menor poder aquisitivo ganham o instrumento e pais que tem condições, compram. "Iniciamos com 50 alunos. Hoje, estamos com 150 e nosso objetivo é ampliar ainda mais, mas para isso contamos com a parceria da comunidade", explicou o maestro e coordenador geral da associação, Edimar Nascimento.

No evento de hoje, que deverá estender-se por aproximadamente uma hora e meia, haverá apresentação da orquestra, com 50 componentes, do coral, com 30, além de uma apresentação especial de viola caipira. "Em um determinado momento, teremos até 90 alunos no palco", explicou Edimar.

A programação de aniversário de Nova Mutum teve início na sexta-feira, dia 1º. Já foram realizados Arraiá Universitário, Marcha para Jesus, Caminhada na Natureza, Motocross, além de shows com Paula Nascimento, Rodrigo Guidini e Nova Geração. Apesar da baixa temperatura no Médio Norte, hoje, é aguardado público expressivo na apresentação da orquestra.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: 15º Festival de Artes Cênicas começa neste domingo

O 15º Festival de Artes Cênicas de Sorriso começa...

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...
PUBLICIDADE