sexta-feira, 21/junho/2024
PUBLICIDADE

Oficina capacita atores para performance teatral em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Profissionais das artes cênicas de todo o país se encontram em plena Floresta Amazônica neste fim de semana. Eles se unem a artistas mato-grossenses para dialogar e refletir sobre a arte do teatro e da dança no Seminário Internacional de Teatro Contemporâneo Encontros Possíveis.

Em parceria com o Festival de Teatro de Alta Floresta, o Núcleo de Pesquisas Teatrais traz nomes de grande vulto internacional, como é o caso do mestre Sankar Lal Sivasankaram Nair (Studio Kalari – Polônia/Índia), que além de ministrar oficina de Kalarippayattu –entre os dias 28 de novembro e 1 de dezembro, integra mesa de discussões no dia 28/11, com a presença do Prof. Dr. Cesário Alencar (PA) e Alessandro Curti (TeatrZar – Polônia), acerca da utilização do Kalari na preparação do ator.

O Kalarippayattu é uma arte marcial milenarmente difundida na Índia, que defende a importância da respiração e concentração, uma arte de preparação para o combate. Na crença indiana, o guerreiro precisa aprender a curar, para depois aprender a matar. Devido ao seu intenso treinamento físico, também foram os primeiros artistas da dança-teatro. Os exercícios tornavam o corpo flexível e forte e as práticas de treinamento se tornaram sequências coreográficas. Por conta do treinamento rígido, esses atores eram capazes de performar por horas, carregando pesados figurinos.

O Encontros Possíveis tem abertura junto com o Festival, dia 27 de novembro, e vai até dia 1 de dezembro. Ainda na programação do seminário, ocorre a palestra “A internacionalização do trabalho artístico brasileiro”, no dia 29, com Marcelo Bones (MG); Demonstração de Trabalho com a Cia Mundu Rodá (SP), no dia 30 de novembro; palestra com Eugenio Barba do Odin Teatret (Dinamarca), um dos maiores diretores de teatro da contemporaneidade que pela segunda vez participa do Núcleo de Pesquisas Teatrais – Encontros Possíveis, junto com Julia Varley que fará a demonstração de trabalho O Irmão Morto (The Dead Brother), ainda no dia 30. Dia 01 de dezembro, encerrando com a mesa “Caminhos do teatro contemporâneo no Brasil”, com mediação da doutora Maria Thereza de Azevedo.

A oficina intensiva de Kalarippayattu segue pelas manhãs, até o dia 01/12, dirigida tanto para iniciantes quanto para praticantes regulares da dança, teatro físico, yoga, esportes e artes marciais, enfatizando a precisão, coordenação e consciência corporal.

Ministrada pelo mestre indiano Sankar Lal Sivasankaran Nair (Índia/Polônia) com assistência do seu discípulo Alessandro Curti (Itália/Polônia), ambos, do Studio Kalari, sediado na Polônia.

O Seminário Encontros Possíveis nasceu em 2009 a partir da inciativa da Cia. Pessoal de Teatro com esforços para idealizar ações de internacionalização do cenário das artes cênicas de Mato Grosso. A Cia Pessoal é composta pelas diretoras, atrizes e pesquisadoras, Juliana Capilé, Tatiana Horevicht e Daniela Leite. São parceiros nesta edição, o Itaú Rumos Cultural – por meio do programa Rumos –, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer e com colaboração do Teatro Experimental de Alta Floresta (TEAF).

O evento é gratuito e o projeto do seminário foi contemplado no Rumos Itaú Cultural 2013-2014. As inscrições para o Seminário Internacional de Teatro, já estão abertas e podem ser feitas via internet pelo http://nucleodepesquisasteatraismt.blogspot.com.br/.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: 15º Festival de Artes Cênicas começa neste domingo

O 15º Festival de Artes Cênicas de Sorriso começa...

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...
PUBLICIDADE