sábado, 4/maio/2024
PUBLICIDADE

Oficina capacita atores para performance teatral em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Profissionais das artes cênicas de todo o país se encontram em plena Floresta Amazônica neste fim de semana. Eles se unem a artistas mato-grossenses para dialogar e refletir sobre a arte do teatro e da dança no Seminário Internacional de Teatro Contemporâneo Encontros Possíveis.

Em parceria com o Festival de Teatro de Alta Floresta, o Núcleo de Pesquisas Teatrais traz nomes de grande vulto internacional, como é o caso do mestre Sankar Lal Sivasankaram Nair (Studio Kalari – Polônia/Índia), que além de ministrar oficina de Kalarippayattu –entre os dias 28 de novembro e 1 de dezembro, integra mesa de discussões no dia 28/11, com a presença do Prof. Dr. Cesário Alencar (PA) e Alessandro Curti (TeatrZar – Polônia), acerca da utilização do Kalari na preparação do ator.

O Kalarippayattu é uma arte marcial milenarmente difundida na Índia, que defende a importância da respiração e concentração, uma arte de preparação para o combate. Na crença indiana, o guerreiro precisa aprender a curar, para depois aprender a matar. Devido ao seu intenso treinamento físico, também foram os primeiros artistas da dança-teatro. Os exercícios tornavam o corpo flexível e forte e as práticas de treinamento se tornaram sequências coreográficas. Por conta do treinamento rígido, esses atores eram capazes de performar por horas, carregando pesados figurinos.

O Encontros Possíveis tem abertura junto com o Festival, dia 27 de novembro, e vai até dia 1 de dezembro. Ainda na programação do seminário, ocorre a palestra “A internacionalização do trabalho artístico brasileiro”, no dia 29, com Marcelo Bones (MG); Demonstração de Trabalho com a Cia Mundu Rodá (SP), no dia 30 de novembro; palestra com Eugenio Barba do Odin Teatret (Dinamarca), um dos maiores diretores de teatro da contemporaneidade que pela segunda vez participa do Núcleo de Pesquisas Teatrais – Encontros Possíveis, junto com Julia Varley que fará a demonstração de trabalho O Irmão Morto (The Dead Brother), ainda no dia 30. Dia 01 de dezembro, encerrando com a mesa “Caminhos do teatro contemporâneo no Brasil”, com mediação da doutora Maria Thereza de Azevedo.

A oficina intensiva de Kalarippayattu segue pelas manhãs, até o dia 01/12, dirigida tanto para iniciantes quanto para praticantes regulares da dança, teatro físico, yoga, esportes e artes marciais, enfatizando a precisão, coordenação e consciência corporal.

Ministrada pelo mestre indiano Sankar Lal Sivasankaran Nair (Índia/Polônia) com assistência do seu discípulo Alessandro Curti (Itália/Polônia), ambos, do Studio Kalari, sediado na Polônia.

O Seminário Encontros Possíveis nasceu em 2009 a partir da inciativa da Cia. Pessoal de Teatro com esforços para idealizar ações de internacionalização do cenário das artes cênicas de Mato Grosso. A Cia Pessoal é composta pelas diretoras, atrizes e pesquisadoras, Juliana Capilé, Tatiana Horevicht e Daniela Leite. São parceiros nesta edição, o Itaú Rumos Cultural – por meio do programa Rumos –, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer e com colaboração do Teatro Experimental de Alta Floresta (TEAF).

O evento é gratuito e o projeto do seminário foi contemplado no Rumos Itaú Cultural 2013-2014. As inscrições para o Seminário Internacional de Teatro, já estão abertas e podem ser feitas via internet pelo http://nucleodepesquisasteatraismt.blogspot.com.br/.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...

Colíder fará convênio com Estado para investimentos na orquestra sinfônica

A prefeitura fará procedimento licitatório, da 25, tendo como...

Programação para dia da mulher terá palestra com psicóloga em Nova Mutum

A programação da campanha 'flor e ser', em comemoração...
PUBLICIDADE