Nova Mutum pode entrar no roteiro das festas alemãs realizadas pelo país. Que já não ouviu falar das oktoberfest de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, e de Pomerode, em Santa Catarina, ou ainda dos Kerbfest Missões, também no Rio Grande do Sul, pois então, a 1ª DeutschFest mutuense será realizada no domingo, 27 de maio, na comunidade de Linha Schneiders – antes do restaurante Teves – e a julgar pelo empenho e entusiasmo dos organizadores promete conquistar espaço permanente no calendário oficial do município. "Nosso município tem um potencial cultural muito grande. Queremos incentivar o resgate das tradições e também divulgar a cultura alemã e ao mesmo tempo incentivar o turismo de evento", diz Adilson Luís Stefanello, organizador do evento.
A estreia já promete ser em grande estilo. Além da entrega de faixas à Imperatriz, Rainha e Princesas, como reza a tradição alemã, o evento terá também atrações como o Fritz e a Frida, choppwagen – para quem não sabe é um carro que circula distribuindo chopp entre o público que prestigia o evento – corte da fita de abertura e brinde para a foto oficial, enfim, muita animação tudo ao som da Banda Choppão, de Porto Alegre. Nesta primeira edição, o evento terá como Imperatriz Maria Helga Rodrigues da Silva, Rainha Vanessa Stefanello, 1ª Princesa Leonice Schneiders, 2ª Princesa Kasieli da Silva, fritz Miro e Frida Léia Rodrigues da Silva.
Para facilitar o acesso das pessoas, segundo Stefanello, a organização da 1ª DeutschFest se preocupou também em oferecer ônibus. "Quem preferir deixar o carro em casa, para aproveitar ao máximo a festa, sem ter que deixar de beber chopp porque depois tem de retornar para casa, é só aproveitar o ônibus que será colocado à disposição", diz. Nos dias próximos ao evento será divulgado o itinerário do ônibus com as respectivas paradas.
A abertura do evento está prevista para as 18h e reunirá uma série de autoridades convidadas como o prefeito Lírio Lautenschlager. De acordo com Stefanello, para este primeiro evento, 150 ingressos serão colocados à venda ao preço de R$ 120 por casal, com direito a bebida, janta – cuca, chucrute, linguiça típica alemã, rabanete – e também ao transporte.