sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Nova Mutum: padre lança 2º livro sobre histórias do município

PUBLICIDADE

O padre Renato Schaefer, já autor dos livros Migrações Rurais e Implicações Pastorais e Nova Mutum – História e Fundação, lança hoje, às 19h, em cerimônia do auditório da Acenm/Cdl, o seu terceiro livro, intitulado Nova Mutum – Fatos, Lembranças, Escritos e Causos, 1885/1998. Como o próprio título já diz, tratam-se de fatos, lembranças, escritos e causos acompanhados por ele, ao longo de 14 anos, enquanto pároco, na paróquia Sagrada Família.

"Padre Renato fez muitas anotações no período em que esteve aqui no município. Tratam-se de situações vivenciadas por ele no dia a dia e que contam um pouco da história de nosso município. Quando ele pediu a opinião dos amigos sobre o lançamento de um livro com esse material, foi imediatamente incentivado", disse Enide Azambuja Uggeri, uma das amigas do pároco, que trabalha na organização do lançamento, hoje.

O livro anterior, Nova Mutum – História e Fundação, lançado em 2003, é tido como uma das principais fontes de pesquisa sobre o desbravamento do Médio Norte. Trata-se da história de colonização da região, com minuciosos detalhes levantados através pesquisa e também depoimentos dos primeiros moradores. No site institucional da Prefeitura os relatos do livro são utilizados para dar consistência à história do município.

A primeira obra, Migrações Rurais e Implicações Pastorais, foi escrita logo após sua ordenação, em 1978, durante o seu curso de mestrado. Trata-se de um estudo das migrações campo-campo, do sul do país em direção ao norte do Mato Grosso.

Hoje, padre Renato é pároco na paróquia São José, na comunidade de União do Norte, município de Peixoto de Azevedo, região do Xingu, atendendo em um dos maiores assentamento de reforma agrária da America Latina.

 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...

Colíder fará convênio com Estado para investimentos na orquestra sinfônica

A prefeitura fará procedimento licitatório, da 25, tendo como...

Programação para dia da mulher terá palestra com psicóloga em Nova Mutum

A programação da campanha 'flor e ser', em comemoração...
PUBLICIDADE