domingo, 23/junho/2024
PUBLICIDADE

Nova Mutum: descendentes formam comunidade italiana

PUBLICIDADE

Nova Mutum é um dos primeiros municípios de Mato Grosso onde os descendentes de italianos estão se organizando com o objetivo de preservar suas origens e cultura. Em maio deste ano, foi criada a Comunitá Italiana di Nova Mutum. A mesma tem 15 integrantes e uma diretoria já formada. Atualmente o grupo trabalha na elaboração do estatuto, com objetivos e regras, para em um segundo momento estruturar a associação.

Segundo Tulaine Bortoli, representante da Comunitá, além do aspecto cultural, está entre os objetivos trazer aulas de italiano para o município, a formação de um coral e até mesmo um grupo de danças típicas. “Através do vice-consulado da Itália, em Cuiabá, já conseguimos solicitar certidão de nascimento de antepassados, o que facilita em processos de requerimento de dupla cidadania”, explicou. Outra possibilidade são os intercâmbios turísticos e de estudos com o país de origem.

Na última semana, a Comunitá  recebeu a visita da vice-cônsul da Itália em Mato Grosso, Carmelinda Ferrante. Ela veio prestigiar evento realizado pelo grupo e destacou o fato do município ser um dos primeiros do interior do estado a organizar-se de tal forma. “Existem outros se formando, mas Nova Mutum está na frente. O povo italiano é espontâneo e trabalhador. É muito importante que os descendentes reúnam-se através de comunidades, preservando as origens”, disse.

“Muitos ainda não sabem que existe um vice-consulado em Cuiabá, que pode orientar e dar assistência aos descendentes italianos. Atividades como esta auxiliam essa divulgação”, falou Carmelinda. O evento de confraternização, denominado I Polentasso com Humor, reuniu aproximadamente 450 pessoas no CTG Porteira da Amazônia e foi marcado pelo show humorístico do trio Tchó, Beppe e Nona.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: 15º Festival de Artes Cênicas começa neste domingo

O 15º Festival de Artes Cênicas de Sorriso começa...

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...
PUBLICIDADE