sexta-feira, 26/julho/2024
PUBLICIDADE

Museu começa exibir objetos usados pelo Papa João Paulo 2º quando visitou Cuiabá

PUBLICIDADE

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso – MASMT- iniciou, hoje, nova exposição permanente. Dedicada à visita do Papa João Paulo II a Mato Grosso, na década de 90, onde estão expostos objetos utilizados pelo pontífice em sua peregrinação na capital de Mato Grosso. A cadeira usada por João Paulo II quando recepcionou os povos indígenas, em Cuiabá, a casula e a mitra (roupa e chapéu) usados para rezar a missa campal, realizada no bairro Morada do Ouro (Sesi Papa) bem como o cálice e a patena daquela missa podem ser vistos.

A exposição conta ainda com um curto documentário em que Dom Bonifácio Piccinini fala sobre o evento católico, além de algumas fotos da visita do Papa. “Já estamos planejando essa nova exposição permanente há algum tempo. Existe uma procura grande por parte do público que visita a exposição Dom Aquino (outra exposição permanente do MASMT), logo, nossa expectativa é a melhor possível, já que se trata de uma exposição inédita em Mato Grosso”, adianta Maria José, diretora técnica do MASMT.

João Paulo II desembarcou no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, no dia 16 de outubro de 1991, e como de costume, ao chegar, ajoelhou-se e beijou o solo mato-grossense. Mesmo com a alta temperatura, a população invadiu as ruas, e o que se via era um mar de pessoas querendo ter um vislumbre do Papa.

Durante sua passagem pela região esteve em vários lugares e sua última visita foi à Universidade Federal de Mato Grosso, onde celebrou uma missa para 5 mil jovens, ficando impressionado com a participação destes. Ao término, visivelmente cansado, o Papa apoiou-se em uma cadeira e comentou que, mesmo assim, tudo valia a pena pela alegria e entusiasmo que o povo mato-grossense teve em recebê-lo.

A Temporada 2015 do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso vem recebendo inúmeros agendamentos e visitações escolares, além de procura por parte de turistas dos mais diversos países. “Percebemos que o Museu tem grande apelo com as escolas e instituições de ensino superior. Temos boa recepção com os professores e muitos agendamentos mensais, de várias cidades do interior do estado, inclusive. Estiveram conosco este ano, estudantes de Poconé, Primavera do Leste, Poxoréo, Tangará da Serra, Barra do Bugres, além, é claro, de estudantes de Cuiabá e Várzea Grande. No período das férias, a visitação se intensifica. Em 2015, recebemos visitantes da Alemanha, Suécia, Holanda, Itália, entre outros”, comemora Maria José.

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso é administrado via contrato de gestão entre a Secretaria de Estado de Cultura e a Associação Casa de Guimarães e está aberto à visitação de terça-feira a domingo, das 9 às 17h.

A informação é do Gabinete de Comunicação Social

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: 15º Festival de Artes Cênicas começa neste domingo

O 15º Festival de Artes Cênicas de Sorriso começa...

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...
PUBLICIDADE