A comissão de avaliação do Ministério da Cultura (MinC), que esteve recentente no Estado, aprovou parte dos trabalhos desenvolvidos pelos Pontos de Cultura (PCs) no. 12 locais foram visitados entre Cuiabá, Chapada, Nobres e Santo Antônio de Leverger. A coordenadora estadual da Rede Pontos de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Cínthia Mattos, apontou que esta foi a primeira vez que ocorreu visita que, além de verificar o andamento dos trabalhos, levantou dados para o redesenho do Programa Cultura Viva.
As visitas aos pontos duraram cerca de três horas. Além de verificação de relatórios, todo o assunto conversado foi gravado pelos representantes do MinC. A expectativa é que o resultado e avaliação final devem ser apresentados aos PCs no próximo ano.
O Estado conta ao todo com 36 Pontos que, desde o ano de 2010, recebem incentivos de todas as esferas governamentais. Esses locais tem como objetivo levar à população de 25 cidades o fomento à produção artística e cultural através de oficinas, palestras, cursos e eventos gerais.
Foram visitados em Mato Grosso, além da Coordenadoria Estadual da Rede Pontos de Cultura os Pontos de Cultura: Projeto Ciranda – Música e Cidadania; Educação Patrimonial no Museu de Pré-História; Rede MT; Escola de Circo Leite de Pedras; Cultura para ver; Espaço Vitória; Chapada, Aldeia e Comunidade; Projeto Mandala Mão Amiga; Instituto Cultural América (Inca); Associação Melhor Idade Alegria de Viver; Instituto Itaicy e; Porto Geral.