Aproximadamente 9 mil pessoas estiveram no "carnaval popular é arte solta no ar”, na Praça 13 de Maio entre sábado e ontem. No domingo e ontem, muita gente foi cedo para a praça levando as crianças para as matinês. As Escolas municipais, Centro Educacional e PETI Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, fizeram suas apresentações que encantaram o público e a mesa julgadora.
O titulo de primeiro lugar ficou para os representantes do Centro Educacional somando 1.910 pontos. Em segundo o PETI, com 1.890 pontos e, em terceiro, Escolas Municipais com 1.730 pontos. Os premiados como melhor folião e foliã ficou para Evanderson Martins e Milena são do Programa PETI.
À noite a aminação ficou por conta dos três blocos: “Os pé rapados”, com tema Copa do Mundo, “Chupa essa manga”, abordando a história do carnaval e “Explosão Folia”, também destacando a copa do mundo e sede da copa em 2014. Outros blocos marcaram presença.
O Explosão Folia ficou com o titulo somando 3.725 pontos, contra 3.505 do Chupa essa manga. Os pé rapados obtiveram 3.165 pontos. Levou o titulo de melhor folião Ederson popular Careca, e o titulo de foliã para Edite Moro, ambos do bloco Explosão Folia.
A coordenadora do bloco Explosão Folia Sandra Biedermam, afirmou que todos se envolveram para que a festa fosse linda. “Não estávamos aqui somente pelo prêmio, mas pela beleza da festa popular. A cada ano procuro melhorar, e espero que nos próximos anos, os outros blocos também venham com seus carros alegóricos para praça”, pontuou a folia.
De acordo com Elenize Depine, secretária de Educação e Desporto, é super importante a participação popular. A cada ano precisamos incentivar nossas crianças para a magia carnavalesca. Neste ano tivemos poucos participantes mirins devido à dificuldade em reuni-los, pelo fato de não termos iniciado o calendário escolar. Mas de qualquer forma os que participaram fizeram uma linda apresentação.
Para o coordenador geral do evento e chefe do departamento de Cultura Paulo Henrique, foi um grande desafio. “Este foi meu primeiro carnaval como organizador. A responsabilidade é muito grande. Temos que trabalhar em equipe para que o sucesso possa acontecer. Sabemos que não agradamos a todos, peço desculpas pelas falhas. Para o próximo quero começar a organização já no mês de dezembro para que todos tenham um tempo melhor para suas apresentações”, reforçou.
O prefeito Moacir Giacomelli (PR) avaliou como positiva a participação popular. “O calor não afastou as pessoas que estiveram presentes ao evento. A ideia de se fazer um carnaval na praça vai tomando forma já que as pessoas gostam muito, o resultado foi ver um grande número de famílias que passaram por aqui, lembrou o Giacomelli.